Biblioteca

A Biblioteca foi fundada junto com a Nova Faculdade em maio de 2010, possui uma área de 280m2 com: sala de estudo individual, salão com mesas de estudo em grupo, computadores conectados à Internet, rede wireless e pontos de energia para utilização de notebooks, acervo totalmente adequado ao conteúdo dos Projetos Pedagógicos dos cursos ofertados. É aberta também ao público externo, restrito somente o empréstimo domiciliar, que é um serviço exclusivo para usuários que possuem vínculo direto com a Nova Faculdade.

Missão

A Biblioteca da Nova Faculdade tem como missão promover o acesso à informação, seja em formato impresso ou eletrônico, para funcionários, docentes, discentes da instituição e para a comunidade local; servindo de apoio para as atividades acadêmicas, contribuindo para a formação profissional do cidadão, colaborando, dessa forma, no desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade.

Empréstimo domiciliar

O empréstimo domiciliar é um serviço exclusivo para alunos, professores e funcionários, permite a retirada de material bibliográfico por período pré-determinado. O empréstimo é realizado através de identidade estudantil e senha.

Empréstimo entre bibliotecas

Este serviço permite o empréstimo de materiais entre a Biblioteca da Nova Faculdade e as Bibliotecas da UFMG. Contudo, para a realização dos pedidos é necessário que o item não exista ou não esteja disponível no acervo da nossa biblioteca.

Orientação no uso da Biblioteca

A orientação aos usuários é destinada aos novos alunos para orientá-los sobre as normas da Biblioteca da Nova Faculdade, as formas mais eficientes de pesquisa no catálogo (Sistema Pergamum), bem como sobre setores, serviços, e recursos disponibilizados pela Biblioteca.

Orientação no uso de fontes de informação científica

Serviço de orientação personalizada de como efetuar pesquisas em diversas bases de dados.

Informações e procedimentos sobre ISSN e ISBN

Auxílio no trâmite burocrático para obtenção de ISSN (para publicações periódicas / IBICT) e ISBN (para livros / Biblioteca Nacional).

Empréstimo especial

Tipo de empréstimo feito por horas, onde não é permitido renovação e/ou reserva do material.

Comutação Bibliográfica

Possibilita que o aluno, professor ou funcionário da Nova Faculdade tenha acesso a materiais como artigos de revistas, trabalhos apresentados em eventos, capítulos de livros, dissertações e teses de universidades de todo país, através de serviços de comutação bibliográfica como COMUT e SCAD (Bireme).

Orientação na normalização de trabalhos acadêmicos

Serviço de orientação personalizada acerca de normalização de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT.

Confecção de ficha catalográfica

A confecção da ficha catalográfica pela Biblioteca da Nova Faculdade é somente destinada aos alunos do curso de graduação, professores e técnicos administrativos da instituição, mediante os seguintes documentos: folha de rosto da monografia, tese ou dissertação, resumo, sumário e introdução.

Levantamento Bibliográfico

O levantamento bibliográfico consiste basicamente em uma pesquisa da bibliografia existente sobre um determinado assunto ou autor, segundo as especificações definidas pelo próprio solicitante: idiomas, tipo de material, palavras-chave etc.