PROUNI

ProUni - Programa Universidade Para Todos

APRESENTAÇÃO

Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei Nº 11.096 em 13 de Janeiro de 2005, o Programa Universidade para Todos – PROUNI, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

O Prouni é dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos e a professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica para os cursos de licenciatura.

Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, o que permite valorizar o mérito dos estudantes com melhor desempenho acadêmico.

COORDENAÇÃO DO PROUNI NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

A Coordenação do Prouni na Instituição de Ensino funciona no Avenida Cardeal Eugênio Pacelli, 1996- Cidade Industrial – Contagem/MG.

Os candidatos pré-selecionados nos processos regulares e os estudantes bolsistas devem dirigir-se a esse endereço para tratar dos procedimentos de rotina com relação às bolsas de estudos, obter informações quanto a entrega de documentação em processos regulares e solucionar dúvidas importantes.

Na coordenação do Prouni na Instituição de Ensino, o bolsista poderá requerer a emissão dos seguintes termos:

• Termo de concessão de bolsa;

• Protocolo de atualização de bolsa (renovação);

• Comprovante de condição de bolsista;

• Termo de liberação ou recebimento de transferência;

• Termo de suspensão de usufruto de bolsa;

• Termo de encerramento de usufruto de bolsa;

O estudante bolsista integral também poderá renovar sua matrícula na coordenação do Prouni.

COORDENADOR REPRESENTANTE

O coordenador representante do Prouni é responsável pelo registro no sistema Sisprouni de todos os procedimentos de rotina referentes ao ingresso e permanência do bolsista na Instituição de Ensino.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

• Horário para entrega de documentação para os candidatos pré-selecionados no processo seletivo do Prouni na Instituição de Ensino: de 09:00 às 20:00 impreterivelmente, nas datas determinadas pelo Ministério da Educação – MEC, divulgados semestralmente no site do Prouni;

• Os candidatos deverão imprimir a declaração, o formulário socioeconômico e a lista de documentos em anexo, preencher e entregarem junto com a documentação necessária para análise de aprovação do benefício.

• A Instituição não receberá documentação fora das datas e horários estabelecidos;

• No ato da entrega dos documentos, os candidatos deverão estar de posse de todos os originais para autenticação das cópias pelo setor responsável;