INICIAÇÃO CIENTÍFICA - IC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Nova Faculdade oferece anualmente bolsas para discentes que pretendem ingressar nas atividades de pesquisa. Os discentes têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um professor orientador, que também recebe uma bolsa de incentivo ao desenvolvimento do projeto de IC. Nesta etapa, o estudante-pesquisador exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita científica, a apresentação de resultados em eventos, a sistematização de ideias, a conexão de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades envolvendo o ofício de um pesquisador.

O PIBIC é um programa institucional que visa oportunizar para qualquer discente um momento de aproximação com a riqueza das pesquisas científicas. Inseridos em um contexto que têm valorizado cada vez mais as pesquisas acadêmicas e científicas, torna-se de grande relevância estar imerso em um universo de busca de informações, criação e compartilhamento de conhecimentos válidos para a academia e a sociedade.

Confira as informações abaixo e venha participar conosco!

A programação preliminar do PIBIC 2022 é esta:

Cronograma

ATIVIDADE

DATA LIMITE

Lançamento do edital

01/03/2022

Submissão de propostas

01/03/2022 a 10/04/2022

Divulgação dos resultados

A partir de 30/06/2022

Contratação dos aprovados

A partir de 01/08/2022

 Em breve

Cronograma

ATIVIDADE

DATA LIMITE

Mostra de Projetos de Iniciação Científica (evento)

 

Entrega do artigo final e resumo expandido (produtos IC)

 

Encontro de Iniciação Científica (evento)

 

PANORAMA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL

De acordo com uma publicação inédita feita pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em abril de 2017, estudantes de graduação participantes de programas de iniciação científica (IC) têm 2,2 vezes mais chances de concluir um mestrado em relação a aqueles que não participam desse tipo de programa. Quanto ao doutorado, essa base comparativa é de 1,5 de maior chance.

Vale ressaltar que a IC por vezes pode ser um divisor de águas para os estudantes, especialmente porque tende a ser uma manifestação voluntária de se fazer pesquisa, diferentemente dos trabalhos de conclusão de curso, que são requisitos obrigatórios entre muitas Instituições de Ensino Superior (IES). Discentes envolvidos em atividades de pesquisa são mais preparados para o mundo do trabalho, além de deixarem um legado para a sociedade, quer seja pela publicação propriamente dita, quer seja por meio da criação de bens e serviços inovadores.

BENEFÍCIOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA:

  • Atendimento às exigências do MEC;
  • Atividade de pesquisa normalmente desempenhada com mais compromisso, motivação e prazer;
  • Projetos que geram resultados efetivos para a sociedade e mercado;
  • Diferenciação no Currículo Lattes para professores e discentes participantes;
  • Discentes com mais chances de realizar mestrado e doutorado e com acesso a novos idiomas;
  • Professores mais atualizados, com mais possibilidades de estabelecer parcerias com o mercado e, consequentemente, entregando mais valor para a sociedade.

BENEFÍCIOS DA IC PARA X DISCENTE:

  • Motivação para a pesquisa;
  • Nova visão da ciência;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Desempenho acadêmico;
  • Socialização profissional;
  • Facilitação no ingresso em programas de pós-graduação;
  • Participação ativa no meio acadêmico/científico;
  • Participação em eventos científicos;
  • Proatividade do estudante;
  • Desenvolvimento da capacidade de expressão, escrita e conhecimento.

BENEFÍCIOS DA IC NAS FACULDADES:

  • Discente: bolsa auxílio de R$200,00 a R$400,00 reais do valor da mensalidade, no período de 6 meses, podendo ser renovada por mais 6 (seis) meses (não cumulativo com outras bolsas/benefícios);
  • Discente: publicação de capítulo de livro ao final da realização da pesquisa;
  • Professores: Bolsa Auxílio de R$200,00 a R$500,00 reais, no período de no período de 6 meses, podendo ser renovada por mais 6 (seis) meses;
  • Consolidação institucional;
  • Contribuição para que a(s) faculdade(s) se torne(m) centro(s) universitário(s).

OS EVENTOS DA IC NAS FACULDADES:

Todos os participantes do PIBIC devem, como previsto em edital, participar de três eventos institucionais, ao longo do período de vigência do programa.

Confira abaixo quais são os nossos eventos:

Qualificação dos projetos de pesquisa: normalmente ocorre no mês de maio. Para este evento são convidados professores externos à Faculdade que possam avaliar e dar feedback quanto aos projetos aprovados. Primeiramente os discentes apresenta(m) seu(s) projeto(s), em seguida a banca expõe a sua avaliação e, por fim, tem-se um posicionamento do orientador do projeto. Este evento não é aberto a toda a comunidade acadêmica pois se trata de um direcionamento pontual dos projetos para o início da pesquisa de forma mais efetiva.

Mostra Integrada de Projetos de Iniciação Científica: ao contrário do perfil do primeiro evento, a Mostra é aberta a toda a comunidade acadêmica, cujos discentes participantes do PIBIC apresentam seus projetos avançados, sobretudo, em função da orientação do professor e do feedback da banca de qualificação. É neste momento também que os discentes do PIBIC apresentam indícios de resultados e conclusões. Geralmente este evento ocorre no mês de agosto.

Encontro de Iniciação Científica: trata-se do último evento produzido pelo NPP no que se refere à IC (normalmente ocorre em novembro). É neste momento que os discentes e professores apresentam seus trabalhos finais em formato de banner. Nesta apresentação, limitada aos discentes, professores orientadores e professores avaliadores, os trabalhos já concluídos serão avaliados e ranqueados para se premiarem os melhores estudos. Cabe ressaltar que as bancas avaliadoras seguem um Barema único de avaliação, bem como é composta de docentes mestres e doutores nas áreas de pesquisa dos projetos em questão.

PRODUÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A produção científica na Nova Faculdade será organizada a partir dos resumos dos trabalhos finais da IC desenvolvidos por discentes e professores em um livro/e-book.

Trata-se de um modelo inovador para a IES e, com a formalização de um ISBN (International Standard Book Number), é possível melhor indexar esse tipo de publicação nas bibliotecas e diversas plataformas físicas e digitais.

A publicação dos resultados da pesquisa no PIBIC agrega ainda maiores benefícios tanto para discentes quanto para professores orientadores. Possuir uma publicação científica dentro ainda de seu processo de graduação gera grandes impactos positivos na caminhada acadêmica e profissional dos estudantes.

FORMULÁRIOS