Núcleos
NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA
O Núcleo de Prática Jurídica faz parte do projeto pedagógico do Curso de Direito da Nova Faculdade.
O NPJ é responsável pelo estágio supervisionado, e tem como objetivo a integração entre a prática e o conteúdo teórico estudado em sala de aula. No Núcleo o aluno poderá ter contato com o ambiente de trabalho e com a prática cotidiana de sua futura área de atuação.
A Nova Faculdade, através do Núcleo de Prática Jurídica, oferecerá uma estrutura em seu campus para atendimento e suporte jurídico à comunidade. Todos os trabalhos serão acompanhados por professores/orientadores que atuarão no Serviço de Assistência Judiciária, de modo que haja solução de continuidade nos trabalhos a serem desenvolvidos pelos alunos e oferecidos à comunidade.
Núcleo de Extensão
A Nova Faculdade possuem o compromisso de proporcionar a inclusão social por meio da oferta de ensino de qualidade ao maior número possível de pessoas. Para que a inclusão seja, de fato, realizada é necessário integrar diversas maneiras de trabalho com a comunidade, no sentido de compartilhar o conhecimento, gerando então, melhores oportunidades de inserção social.
A forma mais eficiente é através da institucionalização das ações extensionistas. Ações essas, que constituem um dos três componentes que integram o pilar da Educação, sendo eles: a pesquisa, o ensino e a extensão. A fim de formar cidadãos e futuros profissionais com competências técnicas e humanas, valores éticos de igualdade, liberdade, diversidade e justiça social.
São considerados como modalidades ou atividades de extensão: os programas, projetos, visitas técnicas, jornada acadêmica, circuito integrador, cursos e eventos.
Assumimos o compromisso com a sociedade e, a cada ano, nos preocupamos em sermos mais efetivos em nossa responsabilidade social.
Objetivo
Para caracterizar o Núcleo de Extensão como acadêmica, são indispensáveis os pontos a seguir:
I. Otimizar as relações de intercâmbio entre as Instituições de Ensino Superior – IES e a sociedade em relação aos objetivos da Instituição;
II. Aumentar a probabilidade de fazer as pessoas e as Instituições utilizarem, da melhor forma possível, todo o conhecimento existente, para a realização de suas atividades;
III. Avaliar as contribuições da IES para o desenvolvimento da sociedade;
IV. Produzir conhecimento sobre os processos de apropriação do conhecimento existente por parte da população e das Instituições;
V. Facilitar e melhorar a articulação de ensino e das pesquisas com as necessidades da sociedade;
VI. Preservar e proteger o conhecimento produzido pela sociedade;
VII. Procurar integrar e consolidar toda atividade de ensino e pesquisa, de modo que haja uma conexão importante com os setores produtivos e os diversos segmentos da comunidade. Nesse sentido, a IES desenvolve em parceria com a comunidade, o conhecimento e sabedoria através de programas e projetos comunitários.
Núcleo de Atividades Complementares
A Coordenação das Atividades Complementares presta suporte aos alunos matriculados nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Farmácia, Enfermagem e Direito no que tange à análise de toda a documentação referente às atividades realizadas pelos alunos para composição e preenchimento da carga horária total dos cursos.
As atividades complementares possuem a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional do aluno, devendo abranger, todas as atividades durante o semestre ou ano letivo, de acordo com o Parecer do CNE/CES nº 492/2001. Essas atividades visam propiciar ao nosso aluno uma diversificação nas suas atividades durante o curso, servindo de um caráter educativo e diferencial para a sua formação. Ainda, possibilita ao mesmo se tornar capaz de realizar o ENADE e participar das ações dos Núcleos de Extensão e de Pesquisa; Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e Núcleo de Práticas de Engenharia (NPE), satisfazendo as exigências e cobranças do mercado.
Além de uma exigência legal, ao cumprir as atividades complementares, o acadêmico está estabelecendo um currículo pessoal especial, um forte diferencial no competitivo mercado de trabalho.
As atividades consideradas estão presentes no Regulamento e Manual de Registro das Atividades Complementares, e se dividem e são computadas da seguinte forma, CLIQUE AQUI e veja.
Atenção: Leia o manual da atividades complementares ante de realizar o pedido.
Para mais informações entre em contato por email: [email protected]
ATENÇÃO! Esteja atento as informações abaixo para evitar indeferimentos:
>>Os certificados serão depositados no Virtual Class por meio de abertura de Requerimento.
>>EVITE depositar certificados REPETIDOS, isso pode gerar lentidão no retorno do requerimento.
>>Anexe somente o seu certificado, por isso siga as orientações de como baixar seu certificado
>>individual aqui no site na Aba Extensão Certificados.
>Confira e revise ANTES cada certificado para agilizar o processo de aprovação.
NÚCLEO DE ESTÁGIO
Caro aluno,
De acordo com a lei 11.788 de 25/09/2008, o estágio supervisionado é obrigatório, sendo um requisito indispensável para que você possa concluir sua formação acadêmica.
As horas necessárias para o cumprimento da carga horária do seu estágio são calculadas de acordo com o tempo que você executou atividades numa empresa. Estas atividades devem obrigatoriamente ser relacionadas ao seu curso, pois o intuito é que você possa aplicar na prática os conceitos aprendidos nas disciplinas cursadas na Faculdade.
Para fim de aproveitamento de carga horária de estágio obrigatório, você pode executar atividades numa instituição de três formas:
1. Atuando como estagiário, mantendo um contrato de estágio com uma empresa;
2. Mantendo um contrato de trabalho com uma empresa, com o vínculo empregatício comprovado pela sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
3. Trabalhando como servidor público municipal, estadual ou federal em atividades correlatas ao seu curso.
Baixe aqui seu formulário para o estágio
IMPORTANTE LER – Regras para assinatura de TCE
TCE – Pessoa física (Concedente)
Plano de Atividades de Estágio
O Núcleo de Orientação Psicopedagógica – NOP tem como objetivo principal orientar discentes e docentes. A Coordenação do NOP acompanha os membros da comunidade acadêmica nas suas necessidades de aprendizagem, relacionamento intra e interpessoal, orientação profissional, condições de acessibilidade, dentre outros. Oferece, ainda, apoio especializado para o pleno desenvolvimento da capacidade humana, nas dimensões social, cognitiva e psicomotora. São realizados atendimentos individuais ou em grupo. Para os estudantes que demonstrarem outras necessidades, será feito o encaminhamento aos profissionais e/ou serviços específicos de cada área.
Núcleo de Orientação Psicopedagógica – NOP